Esportes

A Portugal voltou a sair na rifa a seleção da Bósnia

Se o percurso da seleção nacional na “Era Paulo Bento” até agora tinha sido totalmente imaculado, a verdade é que bastou um jogo para que se levantassem todo o tipo de dúvidas à atual seleção das quinas.

No derradeiro jogo da Fase de Apuramento para a Fase Final do Campeonato da Europa 2012, que se vai realizar em Junho e Julho do próximo ano na Ucrânia e na Polônia, a seleção portuguesa “vendeu” o apuramento direto à Dinamarca por um preço muito baixo.

Tendo-se apresentado em Copenhague com baixas de peso (Fábio Coentrão, Pepe e Hugo Almeida), a equipa portuguesa protagonizou uma exibição medíocre, talvez mesmo a pior dos últimos tempos.

Apresentando um futebol muito pouco atrativo e sem ideias, a seleção portuguesa foi-se acostumando à ideia de que iria perder o apuramento direto para a Dinamarca.

Com o passar do tempo de jogo, vários jogadores acabaram por deitar a toalha ao chão e pouco fizeram para confirmar o apuramento que muitos pensavam estar garantido.

No final, uma derrota por 2-1 que Paulo Bento considerou justíssima e que relegou Portugal para o 2º lugar do Grupo H e consequentemente para o Playoff de apuramento.

Na passada quinta-feira foi sorteado em Cracóvia, na Polônia, o alinhamento do Playoff que ditará quem serão as últimas quatro seleções a conseguir o apuramento para o Euro 2012.

A Portugal voltou a sair na rifa a seleção da Bósnia-Herzegovina, país que a seleção portuguesa teve de defrontar no Playoff de apuramento para o Mundial de 2010 que se disputou na África do Sul.

Na altura, Portugal sentiu algumas dificuldades e não foi além de um duplo triunfo por 1-0.

Desta vez, Portugal pode contar com uma ainda mais ambiciosa seleção da Bósnia que chegou a pregar um grande susto à França e por muito pouco não conseguiu o apuramento direto.

A primeira mão será disputada na Bósnia no dia 11 ou 12 de Novembro e a 2ª mão terá lugar no dia 15 de Novembro em solo lusitano.

A história e a estatística favorecem a seleção portuguesa.
Das quatro seleções que Portugal poderia ter apanhado, apenas a Turquia conseguiu derrotar a seleção portuguesa e apenas por uma vez, no longínquo ano de 1955.

O restante alinhamento deste derradeiro Playoff ditou também os seguintes jogos:

República Checa vs. Montenegro, Estônia vs. República da Irlanda e Turquia vs. Croácia.

O jogo que teoricamente oferecerá mais dúvidas deverá ser mesmo o Turquia vs. Croácia, sendo que se não houver grandes surpresas, Portugal, República Checa e República da Irlanda deverão conseguir selar o apuramento tranquilamente.

As 12 seleções que já conseguiram garantir o apuramento para a Fase Final do Euro 2012 são as seguintes: Polônia (seleção anfitriã), Ucrânia (seleção anfitriã), Alemanha, Espanha, Suécia, França, Itália, Holanda, Rússia, Grécia (do português Fernando Santos), Inglaterra e Dinamarca.

O Euro 2012 irá disputar-se na Polônia e na Ucrânia, tendo o seu início a 8 de Junho de 2012 e o seu final no dia 1 de Julho de 2012, em Kiev.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *